Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Programa Arca das Letras



Arca das Letras é um programa de blibliotecas rurais e de formação de agentes de leitura coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Foi criado em 2003 para facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura em assentamentos da reforma agrária, em comunidades de agricultura familiar, de remanescentes de quilombos, indígenas, ribeirinhas e em colônias de pescadores.

O programa conta com uma rede de parcerias governamentais e não-governamentais que inclui escritores, editores, artistas, leitores e instituições que, de acordo com suas áreas de atuação, fornecem os livros e os recursos necessários para a implantação das bibliotecas. Conta também com os movimentos sociais e os sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no processo de articulação e mobilização das comunidades.

Os acervos são organizados em móveis-bibliotecas fabricados por sentenciados de penitenciárias estaduais, que recebem bolsa-trabalho e reduzem suas penas e, também, por outros projetos de inclusão social que desenvolvem o trabalho de marcenaria. 

As comunidades escolhem o local onde a biblioteca é instalada, indicam os assuntos de seu interesse para a formação dos acervos e seus agentes de leitura - pessoas voluntárias que ficam responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura. 

Cada biblioteca conta com um acervo inicial de 200 publicações doadas pelas instituições parceiras e pelas populações urbanas em campanhas de arrecadação. Reunidos de acordo com o interesse geral e as necessidades específicas de cada comunidade, os livros são classificados em quatro àreas: livros didáticos e de pesquisa em geral; literatura para crianças; jovens e adultos; livros técnicos e especializados. 

A metodologia do Programa Arca das Letras garante a participação dos moradores e futuros leitores na definição do funcionamento, desenvolvimento e gestão das bibliotecas, respeitando-se a diversidade das populações e as singularidades das culturas locais.

Hoje, já são milhares os agentes de leitura formados pelo programa em eventos de capacitação e em caravanas que entregaram bibliotecas em todo o Brasil. A biblioteca é instalada em uma casa ou na associação comunitária, local de fácil acesso onde os agentes de leitura dedicam parte de seu tempo para desenvolver as práticas de leitura. 

Por meio de atividades e dinâmicas próprias, os agentes de leitura ampliam o acervo, estimulam o hábito de ler e promovem o livro como instrumento de acesso a informação e ao conhecimento. Em consequência desse trabalho na comunidade, multiplicam-se os livros e os leitores, ampliam-se horizontes e saberes. 

Como resultado dessa construção coletiva e da gestão comunitária das bibliotecas, Arca das Letras vem consolidando um movimento pela leitura no mundo rural brasileiro, que fortalece o desenvolvimento da educação, da cultura, do trabalho e o entreterimento. 

No Estado do Pará o Programa Arca das Letras já atende grande parte da população que vive no meio rural. São ações como está que ajudam no desenvolvimento do Meio Rural. Destacamos a noticia que saiu ultimamente no site Nova Escola como uma prática pedagógica de Leitura: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/video-arca-letras-comunidade-quilombola-581340.shtml 


Biblioteca rural na comunidade quilombola Jacareguara

Na Comunidade Quilombola Jacareguara, a cerca de 25 quilômetros de Belém, o programa de bibliotecas rurais Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ajudou a elevar os índices de leitura entre jovens e adultos. 

Fotos de Algumas das Ações do Programa Arca das Letras:  

Comunidade Quilombola no Município de Acará
Comunidade Quilombola no Município de Acará
Comunidade do Galho no Município de Concórdia do Pará
Comunidade do Galho no Município de Concórdia do Pará
Comunidade do Galho no Município de Concórdia do Pará
Comunidade do Galho no Município de Concórdia do Pará
Comunidade do Galho no Município de Concórdia do Pará
Igarapé-miri
Igarapé-miri
Igarapé-miri
Igarapé-miri
Igarapé-miri
Igarapé-miri
Comunidade de Jabaroca no Município de Primavera
Comunidade de Jabaroca no Município de Primavera
Santarém
Santarém
Santarém
Santarém
Santarém
Santa Barbará
Santa Barbará
Santa Barbará

 

No Estado do Pará já foram distribuidas 230 Arcas das Letras por 83 municípios do Estado beneficiando 42.425 familias.



Informações sobre o Programa Arca das Letras:



- Manual de Consulta as Comunidades Rurais para a Implantação da Biblioteca Arca das Letras: http://www.4shared.com/document/erL1CNZX/MANUAL_DE_CONSULTA_S_COMUNIDAD.html

 

- Manual de instrução para Fabricação do Móvel Arca das letras: http://www.4shared.com/document/GJX0qAZE/Manual_de_Instrues_para_fabric.html

 

- Para maiores instruções basta procurar a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Estado do Pará - DFDA-PA/MDA:
Delegacia Federal do MDA no Estado do Pará
Delegada Federal: Soraya Viana Almeida
Endereço: Rodovia Murucutum s/nº. - Bairro do Souza - Estrada do CEASA (Prédio do Incra/SR - 01)
Cep: 66610-120 - Belém-PA
Telefone: (91) 3202-3841 / 3202-3862
Fax: (91) 3202-3841
E-mail Institucional: dfda-pa@mda.gov.br
Assistente Técnico Responsável pelo Programa Arca das Letras no Pará: Donato Filho

- Para maiores informações sobre o Programa Arca das Letras basta acessar também  o portal do MDA: http://www.mda.gov.br/portal/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário