Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

ONU Mulheres Brasil e Cone Sul abre edital anual para financiamento de projetos

A ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres está com inscrições abertas até o dia 8 de maio, para o edital anual para financiamento de projetos de sociedade civil. A seleção prevê o financiamento de US$ 415 mil para iniciativas que sejam executadas na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

O edital está estruturado em três áreas temáticas: expansão da liderança e participação das mulheres, promovendo a igualdade de gênero nas diferentes esferas da sociedade; eliminação da violência contra as mulheres; e fomento ao empoderamento econômico das mulheres. Podem apresentar propostas organizações da sociedade civil com experiência mínima comprovada de um ano na execução de projetos similares. Os projetos financiados deverão ser executados no período de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2012.


Para conhecer o edital acesse: http://www.unifem.org.br/sites/700/710/00001684.pdf

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Edital N° 004/2011 IFPA – Campus Castanhal

Edital N° 004/2011 IFPA – Campus Castanhal

O edital trata do Processo Seletivo do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) 2011 do IFPA – Campus Castanhal, no período de 13 a 18 de abril de 2011, ofertando vagas no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos, de acordo com as condições estabelecidas no edital (clique aqui).

As inscrições serão realizadas na sala da Comissão de Processos Seletivos do IFPA – Campus Castanhal e nos Pólos, e as informações necessárias e o Edital serão publicados no site www.castanhal.ifpa.edu.br.

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrado com o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos será ofertada num total de 24 vagas, conforme abaixo especificado: 

Ofertada somente aos candidatos que já tenham concluído a 8ª série do Ensino Fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno Jovem ou Adulto à Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio integrada com o Ensino Médio, na mesma Instituição de Ensino, contando com matrícula única para cada aluno, com duração mínima de três anos e carga horária mínima de 3.600 horas em cada curso de acordo com o estabelecido no Decreto 5.154/2004 e na Resolução CNE/CEB nº. 01/2005 e Decreto 5.840 de 13 de junho de 2006.

O Projeto Pedagógico do curso Técnico em Agropecuária na modalidade de Educação de Jovens e Adultos visa atender uma demanda social de jovens e adultos agricultores familiares tradicionais e de projetos de Assentamentos da Reforma Agrária dos municípios de Castanhal, Santa Bárbara, Acará e Concórdia do Pará. O Curso deverá reafirmar todo o referencial e arcabouço teórico e prático acumulado em busca de uma Educação do Campo, bem como possibilitar e incentivar a criação e re-criação de novas práticas e saberes pedagógicos, em seus diferentes níveis de formação, tendo como eixos de sua práxis pedagógica: O Trabalho; a Pesquisa na Realidade; Processos de Auto Organização dos Educandos; Relações Humanas, Valores/Gênero; Relação Escola e Comunidade como Elemento Estratégico; Regime de Alternância.

As inscrições serão realizadas no período de 13 a 18 de abril de 2011, nos dias úteis, nos horários de 7h30 às 11h 30 e 13h30 às 17h30.

Local: Sala da Comissão do Processo Seletivo do IFPA – Campus Castanhal e nas Associações e Sindicatos de Agricultores dos Municípios Pólos, abaixo especificados.
PÓLOS: Castanhal, Santa Bárbara, Acará e Concórdia do Pará.

Requisitos iniciais para inscrição: - Ser jovem ou adulto agricultor familiar tradicional e/ou de projetos de Assentamentos da Reforma Agrária dos municípios de Castanhal, Santa Bárbara, Acará e Concórdia do Pará, da Mesorregião Nordeste Paraense, considerando que o curso terá como metodologia a Pedagogia da Alternância (necessidade de deslocamento periódico dos educandos às comunidades).
- Ter idade mínima: 18 anos

O candidato, obrigatoriamente, deverá apresentar no ato da inscrição:
a) Formulário de Inscrição devidamente preenchido (disponível nos locais de inscrição);
b) Documento Oficial de Identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação ou CTPS) do candidato,
c) Declaração emitida pela Associação de Agricultores do Assentamento ou Sindicato dos Trabalhadores Rurais, declarando que o candidato é agricultor familiar tradicional ou assentado.

A seleção para provimento das vagas ofertadas ao curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado ao Médio na modalidade PROEJA, será realizada no dia 20 de abril de 2011 (quarta-feira), de 14h00 às 18h00 (horário local), no IFPA – Campus Castanhal e consistirá de uma redação de natureza qualitativa, de caráter eliminatório e classificatório, conforme informações abaixo:




quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pedagogia das Águas

Pedagogia das Águas 
UFPA - Campus Abaetetua

E com alegria que a Turma denominada "Domingos Trindade Ferreira Pereira" da UFPA do Campus de Abaetetua está se formando este ano, para implementar na sociedade os objetivos do Curso Pedagogia das Águas. Curso este que surgiu de uma parceria pela sensibilidade de pensar um curso que valoriza a realidade do sujeito do campo, especificamente a região das ilhas de Abaetetuba que possui uma diversidade cultural política, econômica e social. Diversidade esta que possibilita facilitar que o fenômeno educativo proporcione a conquista e/ou ampliação de outros conhecimentos.

A formação no curso Pedagogia das Águas proporciona  uma  percepção de mundo, a sociedade com outro olhar e uma nova forma de educar. Aprende-se a valorizar nossa realidade e as diversidades culturais, compreendendo que estes estão relacionados a um processo educacional que privilegia a luta por uma sociedade justa e igualitária por uma Educação do Campo.

 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Editais para Seleção de Técnicos do Projeto Nutre PA

O Instituto Sócio Ambiental Floranativa (FLORANATIVA) comunica que se encontra aberta, até o dia 20 de abril de 2011, a chamada pública para seleção de técnicos com o objetivo de atuarem no projeto “Agricultura Familiar e Alimentação Escolar: sociobiodiversidade e alimentação saudável no Portal da Amazônia”, que tem como objetivo promover a inserção de gêneros alimentícios da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar, de acordo com o previsto no artigo 14 da Lei 11.947/2009 em grandes municípios do Estado do Pará.

Segue Abaixo na integra os Editais onde pode ser encontrado as demais informações:  

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 001/2011 - Contratação de Serviços de Articulação nos Municípios Compradores de Gêneros Alimentícios para a Alimentação Escolar: 
http://www.4shared.com/document/Z3d2eK_4/1_Articulador_de_compra.html

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 002/2011 - Contratação de Serviços de Articulação nos Municípios Fornecedores, junto às Associações e Cooperativas potencialmente fornecedoras de Gêneros Alimentícios para a Alimentação Escolar:
http://www.4shared.com/document/5E6HNHQr/2_Articulador_de_oferta.html


EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA – 003/2011 - Contratação de Serviços de Consultoria Técnica na aérea de Comunicação:
http://www.4shared.com/document/F7UdH-cG/3_Tcnico_Comunicao.html

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 004/2011 - Contratação de Serviços de Supervisão dos Núcleos Temáticos:
http://www.4shared.com/document/XouPUBCZ/4_Supervisor_de_Ncleos.html
EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 005/2011 - Contratação de Serviços de Assistente Administrativo:
http://www.4shared.com/document/hiaQOM8H/5_Assist_Admisnitrativo.html

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 006/2011 - Contratação de Serviços de Auxiliar Administrativo:
http://www.4shared.com/document/hiaQOM8H/5_Assist_Admisnitrativo.html

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA – 007/2011 - Contratação de Serviços de Consultoria Técnica na aérea de Nutrição:
http://www.4shared.com/document/jOArwyw9/7_Tcnico_Nutrio.html

terça-feira, 12 de abril de 2011

Edital 22/2011 - Processo Seletivo Simplificado

Edital 22/2011 - Processo Seletivo Simplificado

O edital prevê a contratação de consultoria para acompanhar a discussão de Consórcios Públicos nos Consads e nos Territórios da Cidadania. 

O Projeto de Organismo Internacional UTF/BRA/064/BRA Contrata na Modalidade Produto: 
CARGO: Contratação de consultor, por produto, para realizar estudo e análise do processo de Constituição de Consórcios Públicos que será realizado no ano de 2011 em territórios denominados pelo MDS como "Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (CONSADs)" - 1 (uma) VAGA. 

PERFIL PROFISSIONAL: 
- Graduação nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas ou Agrárias ou Humanas. 
- Experiência Mínima comprovada de 02 (dois) anos em trabalhos de desenvolvimento local, territorial ou regional; 
- Experiência Mínima comprovada de 02 (dois) anos em processos de mobilização e planejamento. 
O termo de referência está disponível no site do MDS no seguinte link: 

O interessados deverão inserir seu currículo no seguinte site: 


PRAZO: 11/04/2011 até o dia 17/04/2011 

Em cumprimento ao disposto no Decreto nº. 5.151 de 22 de julho de 2004, as contratações serão efetuadas mediante processo seletivo simplificado (análise de currículo e entrevista), sendo exigida dos profissionais a comprovação da habilitação profissional e da capacidade técnica ou cientifíca compatível com os trabalhos a serem executados. 

"É vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal, direta ou indireta, bem como de empregados de suas subsidiárias e controladas, no âmbito dos acordos de cooperação técninca e internacional."
Demais Informações entrar em contato com o Portal do MDS: 0800 707 2003




quarta-feira, 6 de abril de 2011

Serviço Florestal capacitará comunidades em gestão de empreendimentos

O Serviço Florestal Brasileiro promove dos dias 2 a 6 de abril um curso sobre gestão de empreendimentos comunitários que tem como objetivo reduzir um dos principais entraves relacionados ao manejo comunitário: a falta de conhecimento das comunidades sobre a gestão do negócio.

A capacitação será, nesse primeiro momento, oferecida a técnicos do Serviço Florestal que atuam nos estados do Norte e do Nordeste por meio das unidades regionais situadas em Porto Velho (RO), Santarém (PA) e Natal (RN). Ainda este ano, esses funcionários realizarão cursos diretamente para as comunidades.

Serão abordados, entre outros conteúdos, associativismo e cooperativismo como forma de viabilizar a realização do manejo, conceitos de administração de negócios comunitários, contabilidade e finanças.

"A principal vantagem do associativismo é a comunidade poder planejar e participar da produção e comercialização. Com boas práticas de gestão, transparência, e com pessoas capacitadas, a iniciativa tem mais chances de dar certo", afirma o técnico da Gerência de Florestas Comunitárias do Serviço Florestal Daniel Pinto, um dos instrutores do curso.

As florestas comunitárias federais, ou seja, aquelas que são habitadas ou utilizadas por povos e comunidades tradicionais ou grupos familiares, contam 128 milhões de hectares e, em parte delas, só é possível manejar a floresta para a produção de madeira ou de não madeireiros (óleos, cascas, sementes, resinas) de forma comunitária.

A ideia, com as capacitações, é dar condições para que surjam mais iniciativas bem sucedidas de manejo florestal comunitário estruturado em torno de uma organização, como a Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona), do Pará, a Cooperativa dos Produtores Florestais Comunitários (Cooperfloresta) e a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), ambas do Acre.

Os cursos sobre gestão de empreendimentos comunitários previstos para este ano fazem parte do Plano Anual de Manejo Comunitário e Familiar 2011, desenvolvido pelos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário com a finalidade de fortalecer o uso sustentável da floresta pelas comunidades com a geração de renda.

terça-feira, 5 de abril de 2011

MDA abre seleção para atender empreendimentos em gestão


Agricultores familiares dos estados do Acre, Amazonas e Pará, produtores da cadeia da Sociobiodiversidade, receberão este ano consultoria sobre técnicas gerenciais para ampliar a participação desses empreendimentos familiares no mercado. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), abriu nesta segunda-feira (4) as inscrições para a seleção da Chamada Pública de Projetos para empreendimentos coletivos da agricultura familiar. O objetivo é selecionar três propostas que definam soluções técnico gerenciais e tecnológicas por meio da utilização da Metodologia de Assistência Técnica em Organização, Gestão, Produção e Comercialização para empreendimentos da Agricultura Familiar (MAT-Gestão).

No mínimo 60 empreendimentos coletivos de Agricultores Familiares, Povos e Comunidades Tradicionais serão beneficiados. O MDA vai investir R$ 2,4 milhões na ação. As cadeias de valor apoiadas pelo Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade são: Castanha do Brasil,  Babaçu, Açaí (fruto),  Carnaúba (cera e pó), Borracha natural,  Piaçava, Pequi (fruto), Baru, Mangaba, Umbu. Para os primeiros anos de atividades do Plano Nacional, Babaçu e Castanha do Brasil foram definidos como cadeias prioritárias.

O diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, Arnoldo de Campos, afirma que as chamadas ajudam a “encarar o desafio de profissionalizar a gestão dos empreendimentos da agricultura familiar que trabalham com a floresta em pé”. É preciso, disse, identificar as fragilidades para se preparar para o mercado. “Este mercado, hoje, é comprador dos produtos da agricultura familiar, grandes empresas nos procuram para acessar estes agricultores. Temos muitas oportunidades mas que exigem organização profissional e este edital vem atender a esta demanda”, finaliza.

O MDA trabalha com a metodologia de MAT-Gestão para outras cadeias. Estão em execução ações com 45 empreendimentos do bioma Cerrado, com investimento de R$ 1,7 milhão. Para o bioma Caatinga 42 empreendimentos recebem apoio, os investimentos somam R$ 453 mil. Serão contratadas, ainda, instituições selecionadas para atuarem na gestão na cadeia de biodiesel, que compreenderá apoio a 37 empreendimentos, totalizando recursos de R$ 3 milhões.

Chamada Sociobiodiversidade

Podem participar da seleção instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, que estejam previamente cadastradas no Sistema de Ater Pública- SIATER. As instituições precisam comprovar no mínimo três anos de funcionamento regular.

As inscrições terminam no dia 4 de maio. O edital e os anexos da chamada estão disponíveis no Portal do MDA. Para apresentação das propostas, as instituições devem acessar o Portal de Convênios (SICONV) e incluir a proposta no programa 49000 2011 0012.

Prazos

    * Recebimento das propostas: 04 de abril a 04 de maio de 2011
    * Divulgação dos resultados da seleção dos projetos: até 13 de maio de 2011
    * Apresentação de recursos: até 20 de maio de 2011
    * Julgamento e divulgação dos resultados dos recursos: até 27 de maio de 2011
   * Início da tramitação para a contratação dos projetos: a partir da divulgação dos resultados