Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Editais Destinados ao Desenvolvimento de Atividades Artísticas e Culturais

Os Editais que seguem abaixos podem ajudar as comunidades rurais a desenvolverem, com recursos, as atividades artísticas e culturais. 
1. PRÊMIO PROCULTURA DE APOIO A FESTIVAIS E MOSTRAS DE MÚSICA 2010 Inscrições prorrogadas até o dia 10/01/2011

O edital tem como objetivo o apoio à realização de festivais e mostras nacionais e internacionais de música popular e/ou erudita, realizados no território brasileiro, que promovam espetáculos e atividades de formação, difusão e reflexão na área musical.

2. PRÊMIO PROCULTURA DE ESTÍMULO AO CIRCO, DANÇA E TEATRO 2010 Inscrições prorrogadas até 10/01/2011

Esse edital a premiará 197 (cento e noventa e sete) iniciativas de Circo, Dança e Teatro, por meio da destinação de recursos que viabilizem atividades das três áreas citadas, em âmbito nacional. O prêmio contemplará três categorias, a saber:

Categoria A – Produção Artística – Estímulo a iniciativas de produção artística nas áreas de circo dança e teatro, que venham promovendo a diversidade temática e estética, bem como ações de formação de platéia.

Categoria B – Programação de Espaços Cênicos – Estimular instituições que administram espaços cênicos, em atividade ou que necessitem de revitalização, ou de espaço públicos abertos que se caracterizam como sedes públicas, no intuito de estimular e reconhecer atividades focadas na programação artística.

Categoria C – Substituição de Lona Circense e/ou Acessórios – Estímulo a ações culturais circenses que, embora sem condições estruturais ideais, estejam mantendo suas atividades. O prêmio é destinado a circos de lona, itinerantes ou fixos, escolas de circo ou projetos que utilizem linguagem circense como instrumento pedagógico para transformação social e construção da cidadania.

3. EDITAL PROCULTURA DE APOIO À BANDA DE MÚSICA Inscrições prorrogadas até o dia 10/01/2011

Esse edital tem como objetivo premiar conjuntos musicais denominados “Banda de Música”, “Banda Sinfônica”, “Banda de Concerto”, “Banda Musical”, “Banda Filarmônica” ou “Sociedade Musical”, em âmbito nacional, com a finalidade de reconhecer e propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística desses conjuntos musicais, visando a sua sustentabilidade, propiciando a aquisição de instrumentos de sopro e de percussão.

4. EDITAL PROCULTURA DE ESTÍMULO ÀS ARTES VISUAIS 2010 Inscrições prorrogadas até o dia 10/01/2011

O edital visa a premiação de iniciativas na área de artes visuais, em 4 (quatro) categorias, em todo o território nacional, conforme segue:

Categoria A: BIBLIOTECAS BÁSICAS DE ARTES VISUAIS

Premiação para a instalação ou a ampliação de bibliotecas com acervo composto por títulos referentes à formação para as artes visuais.

Categoria B: PERIÓDICOS E REVISTAS SOBRE ARTES VISUAIS

Premiação de iniciativas de publicação de periódicos e revistas sobre artes visuais, ou sua manutenção, nas versões impressa e/ou digital.

B.1 Módulo mídia digital.

B.2 Módulo mídia impressa ou impressa e digital.

Categoria C: PESQUISA DE ACERVOS ARTÍSTICOS (OBRAS DE REFERÊNCIA)

Premiação de iniciativas de pesquisa, mapeamento e documentação, para a elaboração de publicação impressa e em mídia digital, com a finalidade de resgatar acervos, arquivos e legados, em geral, e de difundir a memória da obra de artistas brasileiros falecidos.

Categoria D: PRÊMIO DE ARTES PLÁSTICAS MARCANTONIO VILAÇA

Premiação de iniciativas destinadas à aquisição de obras representativas das artes visuais brasileiras, por parte de instituições museológicas nacionais ou de artistas, para a disponibilização em exibição pública, em reconhecimento à atuação destas instituições em suas áreas de influência e/ou à qualidade do trabalho desses artistas, no campo das artes visuais.

O resultado esperado com esta ação pública é o reconhecimento e o estímulo às iniciativas que contribuem, de forma exemplar, para a promoção da organização sistêmica do campo das artes visuais e a valorização das linguagens artísticas visuais nacionais, por meio de sua pesquisa, informação, formação, produção e circulação.

Links para acesso aos Editais onde pode ser encontrado maiores informações: 

- Edital de Concurso Público Nº. 05 - Prêmio Procultura de Apoio a Festivais e Mostras de Músicas 2010: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2010/12/Edital-procultura-de-apoio-a-festivais-e-mostras-2010-telefone-correto.pdf 

- Edital de Concurso Público Nº. 01 - Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo,  Dança e Teatro 2010EATRO 2010: http://blogs.cultura.gov.br/circodancaeteatro/files/2010/10/edital-procultura-premio-de-estimulo-ao-circo-dan%C3%A7a-e-teatro-2010.pdf

- Edital de Concurso Público Nº. 02 - Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2010/10/Edital-procultura-para-Artes-Visuais-2010-retificado-telefone-correto.pdf

- Edital de Concurso Público Nº. 03 – Prêmio Procultura de Apoio a Banda de Música: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2010/10/Edital-procultura-de-Apoio-a-Banda-de-M%C3%BAsica-2010-retificado-telefone-correto.pdf

- Informações sobre os Fundos ProCultura: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/procultura-2/

- Site do Ministério da Cultura: http://www.cultura.gov.br/site/